quarta-feira, 5 de junho de 2013

Depoimentos de leitura e escrita

Cleivania Lima de Almeida
Foram tantas histórias...
Quantas saudades, quantas verdades, quantas descobertas... E, que curiosidade.
Televisão? Não tínhamos! Era artigo de luxo.
Livros? Eram poucos.
Minha mãe se esforçava e o pouco dinheiro que ganhava vendendo roupas na feira, ainda reservava uma pequena quantia para comprar um livro ou, às vezes, uma coleção (isso demorava alguns meses).
Alfabetizei-me por meio da literatura de cordel (relíquias do meu irmão). Depois, foram as histórias em quadrinhos para, em seguida, dar um imenso salto e ler o romance A Moreninha, de Joaquim Manoel de Macedo. Esse livro que a minha mãe guardava às sete chaves, era repleto de ilustrações... Eu tinha oito anos!
Foi também com essa idade que eu presenciei um ato de vandalismo, que na minha mais pura inocência, percebi que ali havia sido cometido um genocídio literário: uma fogueira de livros em praça pública (Bahia, região da Chapada de Diamantina, final da década de 70). Salvei um. Era uma cartilha de alfabetização que, meses depois, eu a utilizei em benefício à minha amiga de infância.
Na escrita, me aventurei a escrever poemas e poesias, aos 8 anos de idade. Guardo-os como um tesouro, no baú de minhas memórias.

Sou autora de dois livros voltados à área da saúde: "Das cinzas ao renascimento: um caso de Síndrome de Stevens Johnson" e "Vivendo o suplício de Tântalo: o dia a dia dos portadores da Síndrome do Olho Seco".

2 comentários:

  1. Emocionante história e belo exemplo de força de vontade. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Colegas,
    Parabéns pelo blog.
    Vamos continuar postando.
    Sonia R.
    grupo 8 turma 145
    Melhor gestão melhor ensino

    ResponderExcluir